Pavilhão Piushaven Harbour / Civic Architects

Pavilhão Piushaven Harbour / Civic Architects - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Civic Architects; Civic Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  260
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Stijn Bollaert
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AkzoNobel, Alcoa, Pine Waxed wood
  • Comissão : SD, DD, CDs, CA
  • Cliente: Orion Projectontwikkeling, The City of Tilburg
  • Civic Architects: Jan Lebbink, Rick ten Doeschate, Ingrid van der Heijden, Gert Kwekkeboom, Fernanda Romeu, Angela Solis, Niels Boswinkel, Helena Moreno
  • Equipe Bright Urban Futures: Gerjan Streng
  • Parceiros: Archimedes Bouwadvies, BAM Bouw en Techniek, Janssen Lastechnieken
  • Desenhos: Civic Architects
  • Cidade: Tilburg
Mais informaçõesMenos informações
© Stijn Bollaert

Descrição enviada pela equipe de projeto. No início deste ano de 2018, um novo marco urbano foi inaugurado na cidade de Tilburg (Holanda). O pavilhão público está localizado no cais central da zona portuária da cidade histórica e serve de ponto de referência para as pessoas que chegam à cidade a partir d'água. Os escritórios Civic Architects & Bright Urban Futures desenvolveram o projeto desta robusta estrutura de aço que é ao mesmo tempo a cobertura do restaurante e um mirante público, compondo com a arquitetura da zona portuária de seu entorno.

Axonométrica

Um espaço público elevado, a estrutura combina atividades públicas e privadas em uma das localizações mais exclusivas da cidade. O cais central do porto foi construído para o embarque e desembarque de grãos no início do século 20, mas ao longo dos anos acabou se tornando um espaço público para a realização de eventos e como uma área de lazer para a população. Hoje, o restaurante RAK compartilha o este amplo platô com uma grande área de uso público no cais do antigo porto. A estrutura tira partido das qualidades que a paisagem oferece: o restaurante está implantado muito próximo da água oferecendo belas perspectivas aos visitantes, enquanto que 2/3 da área do terreno permaneceram completamente abertas ao público. A estrutura da cobertura também abriga o deck do mirante, além de proteger o edifício abaixo. Como resultado desta configuração, eventos variados e atividades de lazer podem ser organizados simultaneamente.

© Stijn Bollaert

Um ícone contextual, o projeto deste marco urbano tem suas raízes na história portuária da zona e seu ambiente característico: os cascos pretos dos navios de carga e as pontes robustas de aço compõe a paisagem icônica do parque do porto. A estrutura bruta e robusta, sua fachadas escuras e a combinação de aço e madeira são elementos que fazem referência ao seu entorno único. A forma e os detalhes da laje de cobertura, são resultado de um processo de projeto colaborativo, onde um único elemento arquitetônico responde à várias necessidades do programa: desde a organização dos espaços internos até a proteção e sombreamento do edifício. O pavilhão torna-se assim um ícone na paisagem de Tilburg e do espaço público no porto de Piushaven.

© Stijn Bollaert
Planta - térreo
© Stijn Bollaert

A estrutura sólida, uma laje de cobertura robusta e pesada faz parte de uma solução integrada da engenharia do sistema estrutural: para não comprometer a fundação histórica do cais, construída em madeira, os pilares foram concentrados próximos uns dos outros, com vãos de apenas dois metros. Os balanços maiores funcionam em conjunto com uma enorme viga perimetral de aço que permite acomodar o grande deck do mirante na cobertura. Os vínculos rígidos da estrutura e a ausência de paredes estruturais proporcionam um espaço interno completamente flexível, enquanto a robusta estrutura de aço permite a realização de eventos com grandes públicos no espaço exterior. A estrutura é a própria arquitetura, indelével, construída para perdurar ao longo de muitos anos. 

© Stijn Bollaert
Detalhe
© Stijn Bollaert

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hopliedenkade, 5017 Tilburg, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Piushaven Harbour / Civic Architects" [Piushaven Harbour Pavilion / Civic Architects] 02 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889678/pavilhao-piushaven-harbour-civic-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.